HOJE, EU E PAULINHA, UMA COLEGA SUPER PARCEIRA, FOMOS CONVIDAR VIZINHOS DA ESCOLA, PARA UM DIÁLOGO EM BUSCA DA PAZ. POIS, ESTAMOS ENFRENTANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO ENTRE ALUNOS DA TARDE E OS VIZINHOS.
FOMOS BEM RECEBIDAS. PORÉM, FICAMOS PERPLEXAS COM OS SENTIMENTOS DA COMUNIDADE VIZINHA EM RELAÇÃO AOS NOSSOS ALUNOS. SUAS FALAS: TUDO PERDIDO, SÓ MATANDO!, - ESTAMOS ENCAMINHANDO UM ABAIXO ASSINADO PARA FECHAR ESTA ESCOLA!...
REALMENTE A SITUAÇÃO É MAIS PROFUNDA DO QUE IMAGINÁVAMOS. MAS, ACREDITAMOS QUE O DIÁLOGO POSSIBILITARÁ UM ENTENDIMENTO. TODOS PRECISAMOS REFLETIR NOSSAS ATITUDES VIZINHOS, ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA ABERTA. AS CRIANÇAS SÃO O REFLEXO DO MEIO EM QUE CONVIVEM. NORMALMENTE, RESPONSABILIZAMOS A FAMÍLIA PELA AUSÊNCIA DE EDUCAÇÃO E DE VALORES. NO ENTANTO, A ESCOLA POR VEZES REFORÇA A INTOLERÂNCIA, QUANDO NÃO PRESTA ATENÇÃO NAS FALAS , SENTIMENTOS E NECESSIDADES EXPRESSOS ATRAVÉS DOS CONFLITOS.
A JUSTIÇA RESTAURATIVA OFERECE ESSA REFLEXÃO E POSSIBILITA A RESOLUÇÃO PACÍFICA E COLABORATIVA DESSES CONFLITOS.
FOMOS BEM RECEBIDAS. PORÉM, FICAMOS PERPLEXAS COM OS SENTIMENTOS DA COMUNIDADE VIZINHA EM RELAÇÃO AOS NOSSOS ALUNOS. SUAS FALAS: TUDO PERDIDO, SÓ MATANDO!, - ESTAMOS ENCAMINHANDO UM ABAIXO ASSINADO PARA FECHAR ESTA ESCOLA!...
REALMENTE A SITUAÇÃO É MAIS PROFUNDA DO QUE IMAGINÁVAMOS. MAS, ACREDITAMOS QUE O DIÁLOGO POSSIBILITARÁ UM ENTENDIMENTO. TODOS PRECISAMOS REFLETIR NOSSAS ATITUDES VIZINHOS, ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA ABERTA. AS CRIANÇAS SÃO O REFLEXO DO MEIO EM QUE CONVIVEM. NORMALMENTE, RESPONSABILIZAMOS A FAMÍLIA PELA AUSÊNCIA DE EDUCAÇÃO E DE VALORES. NO ENTANTO, A ESCOLA POR VEZES REFORÇA A INTOLERÂNCIA, QUANDO NÃO PRESTA ATENÇÃO NAS FALAS , SENTIMENTOS E NECESSIDADES EXPRESSOS ATRAVÉS DOS CONFLITOS.
A JUSTIÇA RESTAURATIVA OFERECE ESSA REFLEXÃO E POSSIBILITA A RESOLUÇÃO PACÍFICA E COLABORATIVA DESSES CONFLITOS.
A ESCOLA PRECISA ADMINISTRAR COM FIRMEZA E RESPONSABILIZAÇÃO TODO O CONFLITO, UTILIZANDO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA.

Recados de Paz

Nenhum comentário:
Postar um comentário